25 de janeiro de 2011


Pele seca: Quem tem?

             Oi pessoal! Quero contar o meu drama epidérmico. Semana passada fui à dermatologista. Eu estava com a pele "um pouco" irritada, avermelhada e coçando. Nunca soube exatamente o meu tipo de pele, sempre que ia fazer limpeza em algum lugar diziam que era mista. Enfim, as únicas coisas corretas que fiz até hoje com a minha pele foram usar cremes antiidade desde meus 24 anos e usar proteção solar. 
         Sempre gostei de esfoliar minha pele, e o fazia umas duas vezes por semana, fora a argila verde que aplicava a cada 15 dias. Quando contei isso pra dermatologista, ela quis me matar. Disse que eu tenho a pele seca e sensível, que nem tônico pra limpeza devo passar. Do sabonete já devo ir pro hidratante. Fiquei boba né! Afinal, o MUNDO tem pele oleosa. Sempre li dicas para peles mistas e eu sou uma porcentagem mínima das mulheres que tem pele seca?
           Sabendo disso, minha dermatologista me deu um papel que descreve os cuidados que devem ser tomados com o meu tipo de pele e receitou sabonete e cremes específicos. E claro, resolvi dividir isso com vocês.
           Consegui achar um site (ô coisa difícil) que fala dos cuidados com a pele seca, bem parecido com as dicas que a dermatologista passou.

PELE SECA E SENSÍVEL

       Esse tipo é o mais complexo, pois ele apresenta maior tendência para o aparecimento de vários problemas de pele. Além disso, ela é uma pele mais pigmentada e enrugada, mais avermelhada e com mais tendência a reações alérgicas. A textura desse tipo de pele é mais fina, os poros não são tão visíveis e ela possui uma aparência de pele áspera.


A pele seca e sensível geralmente apresenta:

-Secura e descamação;
-Coceiras;
-Placas descamativas e rosadas;
-Manchas escuras em resposta a feridas ou traumas;
-Vermelhidão e rubor;
-Rachaduras;
-Aparecimento de vasos sanguíneos no rosto;
- Acne;
-Círculos escuros sob os olhos;
-Lábios secos
-Sensibilidade a componentes químicos e facilidade para alergias de vários tipos;
- Pele escurecida em áreas irritadas, como a parte interna dos joelhos e dos cotovelos.

      Os cuidados diários com esse tipo de pele são bem metódicos e devem ser cumpridos com muita rigidez e disciplina.
 
Manhã
Passo 1: Lavar com um sabonete apropriado
Passo 2: Enxaguar com água facial (soro fisiológico 0,9% ou água termal isotônica)
Passo 4:
Aplicar um hidratante com protetor solar (FPS 60, de preferência)
Passo 5: 
Aplicar uma base com protetor solar (opcional)

Noite
Passo 1: Remover a maquiagem com demaquilante em creme
Passo 2: Lavar com um sabonete apropriado
Passo 3: Enxaguar com água facial (soro fisiológico 0,9% ou água termal isotônica)
Passo 4: Aplicar um creme noturno com ação antioxidante
Passo 5: Hidratação antiage nos olhos e nos lábios (opcional)

Dicas para todos os tipos de pele seca:

- Alimente-se de modo balanceado, consumindo os nutrientes necessários como vitaminas, sais minerais, fibras alimentares e água.
- Evite o consumo excessivo de gorduras e ingerir bastantes frutas e vegetais, pois são fonte rica de fibras, vitaminas e minerais.
- Frutas e vegetais contêm fitoquímicos, os quais são fortes antioxidantes que anulam a ação dos radicais livres que danificam as células do corpo. Procure incluir em sua dieta em torno de quatro porções de frutas e três porções de vegetais diariamente.
- Procure consumir diariamente dois litros de água para ajudar a manter sua pele saudável.
- Evite produtos com álcool, pois eles provocam mais oleosidade e não hidratam a pele.
- O sabonete deve ser retirado com bastante água.
- Aplique o hidratante na face logo após a limpeza, pois a pele úmida e limpa retém mais a umidade.
- Se sua pele é muito sensível, é ideal que você teste a formulação de um produto novo sempre antes de usá-lo.
- Aplique o protetor solar diariamente pela manhã e no início da tarde.
- Fique longe da fumaça. O fumo produz radicais livres que são inimigos da pele.
- Evite exposição prolongada a ambientes com ar refrigerado sem uma hidratação eficaz – A pele sensível e com vasinhos aparentes deve evitar sol, sauna, alimentos muito condimentados e bebida alcoólica.
- Evite o uso de buchas e esponjas para a limpeza da pele.
- Evite uso freqüente de esfoliantes, mesmo que suaves.
- Prefira a água em temperatura fria para lavar a face.
- Faça limpeza de pele periódica, sempre com um profissional qualificado. Peça a orientação de seu dermatologista caso necessário.
- Durma bem. Um sono de qualidade traz mais beleza e saúde, principalmente para a pele.
 
PRODUTOS RECOMENDADOS

                      Dermotivin sabonete líquido - Pele normal a seca
                                      Preço aproximado - R$ 55,00

                          Protetor solar Minesol Actif Unify FPS 60
                                 Preço aproximado - R$ 63,00

                         Active C La Roche-Posay Creme facial noturno
                                    Preço aproximado - R$130,00

 
                         Creme Emoliente Dermatologic para o corpo
                                     Preço aproximado - R$ 50,00

5

5 comentários:

Volstag Thunderhead disse...

Gente do céu, que medo desses lances loucos!!
Minha pele é mais que oleosa, as vezes me sinto como se fosse um vidro de mayonese (tá, tô zuando).
Mas enfim, caramba!! se não tomar cuidado a pessoa envelhesse rapido e tals né?
PS: não sei direito o que é, mas curti o nome "agua termal isotônica", da vontade de beber isso hahahaha.

Carol disse...

Eita!!! E vc fazendo a louca do esfoliente e adstringentes diários hueuheuhe
bom pra vc, vai gastar menos e perder menos tempo tbm! kkkkkk

bjo

A Ovelha disse...

Luana
vc acredita q fui na dermatologista semana passada e minha pele (claro q ta na cara) é mto oleosa, ela me recomendou usar protetor com fator no maximo 30 pois mais q isso é mto oleoso e vai prejudicar ainda mais minha pele.
agora comecei um tratamento com acido para sumir de vez com as manchinhas q ganhei de presente no ano passado. estou na torcida para fazer efeito!
vamos lá amiga, vamos cuidar com carinho e dedicação de nós mesmas!
bjocas da ovelha
ah, to t seguindo com mais um email, ok?!

Ana disse...

Eu já tive um creme para evitar cravos (ou algo parecido) da La Roche Posay, e só gastei dinheiro - 69 reais. Não recomendo!
Meu sogro é dermatologista e disse que minha pele é acnéica e oleosa. Me receitou adapaleno + peróxido de benzoíla, e tônico para limpeza.

Sil disse...

Luana! Releia isto aos 50 anos! Vai ser engraçado ler que usa creme 'antiage' desde os 24. Não que esteja errado, mas é engraçado! rs rs Baratinho esse teu tratamento hein? Se for comprar tudo o que postou! Ainda assim sai mais barato que os auto-tratamentos anteriores? rs rs Beijos da Preta!

Postar um comentário

Muito obrigada por comentar! Volte sempre!

*ROCKISSES*

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...